Postado por: Rafael VE março 03, 2012

Vamos ao começo. Mauro Ovelha é fraco. Já viu que nenhum de seus meia-atacantes consegue cumprir à risca a função de levar a bola pro ataque, mas insiste nisso. Mais ou menos como os times de 2010, 2011 e 2012, o atual time do Avaí não tem um Válber ou um Muriqui (ah, saudades desse cara...) para dar o último passe ou cair pelas pontas. 

Mauro insiste em tentar montar um time com 3 volantes, Cleber Santana de meia, mais um meia-atacante, que não existe em seu plantel, e um atacante. É fraco. É pouco. Desde o jogo contra o Atlético de Ibirama (que tenha sorte no seu jogo de hoje) que fica notória a falta de volume de jogo do Avaí. Fosse falta de posse de bola, tudo bem, jogar nos contra-ataques nem sempre foi ruim. 

O problema principal do esquema de Ovelha é que o time dele tenta manter a bola o maior tempo possível, mas não valoriza a posse dela. É um tempo com a bola nos pés gasto para nada, somente girando ela, sem objetividade, sem volume. Não há volante nesse time capaz de articular uma jogada com o meia (Cleber Santana) e com o meia-atacante (geralmente Robinho, às vezes Neílson, que joga muito deslocado para as pontas). Não há triangulação de jogadas. O camisa 9 não recebe uma bola redonda.

O Avaí é um time perdido em campo. Mas isso já é há mais de 2 anos. Se em 2010 toda a desorganização deu lugar à vitória na raça, em 2011 esse modelo não funcionou e em 2012 a tendência é não funcionar de novo. Nossos últimos times jogam sempre cheios de volantes e nenhuma organização.

As questões sobre a competência de Mauro Ovelha são: com os jogadores que precisa para o esquema funcionar, Mauro Ovelha seria capaz de fazer do Avaí um time que sabe o que fazer com a bola nos pés? Diego Palhinha poderia ser a solução para meia-atacante, mas jogará quando voltar de lesão? Tudo isso passa, pelo suporte que a Diretoria dará às atitudes que precisam ser tomadas quanto a jogadores não comprometidos. E pela total liberdade do técnico escalar o time como quiser.

Até lá, o grande mérito do Mauro é ter ganhado 5 jogos seguidos com esse time.



Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -