Postado por: Felipe Matos agosto 13, 2010

O futebol do Rio de Janeiro sempre exerceu grande influência na história do futebol brasileiro. Quem morava no Rio, mesmo que fosse de fora, sempre torcia por times do Rio e nos outros Estados a penetração dos times cariocas sempre foi hegemônica, ao lado dos times paulistas.

Em Florianópolis, a paixão pelo futebol carioca sempre foi histórica, herança do tempo em que o Rio de Janeiro era a capital do país e as rádios cariocas e as suas transmissões esportivas invadiam a cidade e os ilhéus dividiam-se entre Avaí e Figueirense e depois entre Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense e até times menores como América, Bangu e Canto do Rio tinham a simpatia do povo da ilha.

Na história avaiana, tivemos partidas históricas contra times cariocas desde 1933, quando o Avaí perdeu por 3 a 1 para a hoje extinta equipe do Império–RJ, no Adolfo Konder. Em 1942 perdemos por 6 a 1 para o Canto do Rio, equipe de Niterói que hoje amarga a terceira divisão carioca. Perdemos para o América em 1945 e encaramos o poderoso Vasco da Gama em 1952 (relembre alguns jogos AQUI).


Nossas relações com os cariocas se estreitaram a partir da gestão Fernando Bastos (Torcedor Ilustre) na década de 70. Com inúmeras parcerias com o Flamengo, o Avaí trouxe nomes como Valter Miraglia, , Celso, Ademir, Jorge Henrique, Michila além de Fio Maravilha (por onde anda) e Ubirajara (por onde anda) no auge e tantos outros rubro-negros.

Na década de 80 tivemos Adilson Heleno (por onde anda), um dos tantos sucessores de Zico. Na década de 90 tivemos Adílio e os anos passaram e vários eternas promessas do futebol carioca passaram por aqui como Yan (por onde anda), Zada (por onde anda), Richardson (por onde anda), Brener (por onde anda)... Sávio, hoje, é um símbolo dos resquícios desta paixão, finalmente correspondida, 77 anos depois que Avaí e Império se encontraram no Adolfo Konder.

Segundo a pesquisa Lance!/IBOPE, os times de maior torcida no Rio de Janeiro continuam sendo Flamengo (45,5%), Vasco (17,8%), Fluminense (10,2%) e Botafogo (9,3%). Nenhum clube "forasteiro" (ou seja, de outro Estado) alcançou 1% das preferências. Contudo, dois igualam a torcida do América, quinta maior potência estadual: Cruzeiro (MG) e Avaí (SC), com 0,5% cada um.

O que explicaria esse fenômeno? As boas atuações do Leão da Ilha nos últimos três anos, fazendo com que o simpático "time do Guga" ocupe um lugarzinho no coração dos torcedores cariocas? As invasões de avaianos nos jogos sediados no Rio de Janeiro, como o histórico Flamengo X Avaí, no Maracanã, no ano passado? A gentileza com que as torcidas cariocas são recebidas na Ressacada? Ou, o mero acaso do pesquisador do Ibope, que coincidentemente entrevistou nas ruas do Rio florianópolitanos residentes na capital carioca?

A 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas ouviu 7.109 pessoas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios de todos os tipos e tamanhos. Esse femômeno avaiano ainda precisa ser mais conhecido e estudado, mas para isso será preciso esperar alguns anos, pelo menos até que a próxima pesquisa LANCE!-Ibope seja feita.

Até lá, o Avaí, reconhecidamente a maior torcida de Santa Catarina em recente pesquisa publicada no jornal Notícias do Dia, torna-se, oficialmente, ao lado de América e Cruzeiro, o quinto time de maior torcida do Rio de Janeiro. Esse Avaí faz côsa...

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -