Postado por: Eduardo Roberge Goedert julho 29, 2010

No atual plantel, um dos poucos sobreviventes da campanha vitoriosa de 2009 (graças à inadimplência do Internacional) é o lateral-esquerdo Eltinho, de 23 anos. Mais que integrante daquele Avaí exitoso, Eltinho foi, seguramente, um dos protagonistas da histórica caminhada avaiana no certame nacional em questão. No entanto, deve-se dizer que o jovem lateral, dentre os bambambãs avaianos, era, certamente, o de menor grife, já que Gago, Marquinhos e Muriqui constituíam as peças reconhecidamente mais importantes do time titular do ano passado.

Hoje, todavia, uma nova situação é verificada: Eltinho, em 2010, com o desmanche daquela equipe, herda o papel principal do elenco avaiano. Mais maduro e detentor da confiança da torcida, o lateral-esquerdo é o cara do atual conjunto alviceleste.

E não sou o único a atingir essa constatação: mesmo com as espetaculares fases de Caio e Roberto, é Eltinho que recebe, do técnico Antônio Lopes, uma atenção diferenciada em seu plano tático.

No Avaí de Lopes, sabe-se, o meio-campo é construído em forma de losango, com um trinco central no vértice, Marcinho Guerreiro, e dois volantes de saída - um à direita, Rudnei; um à esquerda, Rivaldo. E a Rivaldo é confiada uma das mais importantes tarefas táticas no esquema de jogo do Delegado: mais que cobrir, Riva deve exercer a lateral-esquerda avaiana e permitir que Eltinho funcione como um verdadeiro winger, ou meia-esquerda. A Lopes parece claro que é o lateral-esquerdo avaiano quem possui as maiores condições de decidir uma partida a favor do Avaí. Certo ele.


No esquema de Antônio Lopes, de forma surpreendente, Eltinho, em um 4-4-2, é ainda mais ofensivo que no pretérito esquema de Silas, onde exercia a ala em um 3-6-1. Graças à estratégia do Delegado, é, por grande parte do jogo, livre para atacar, criar e finalizar, extrapolando e muito a faixa esquerda defensiva do campo, habitat de um lateral-esquerdo comum.

Mais que o número meia-dúzia, o talentoso Eltinho é, possivelmente, a mais perigosa arma ofensiva do atual Avaí. Mais uma vez, é gol de Antônio Lopes.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -