Postado por: Felipe Matos julho 11, 2010

Perdão pela grosseria da imagem, mas creio que se faz necessário. Este é o estado em que ficou o jornalista Rodrigo Santos, agredido dentro de uma cabine de rádio, em Joinville, na transmissão da final da Copa SC. A foto é de Maurício Haas e a imagem é fruto da conivência.



Conivência da RBS, da RECORD, da TVBV, do SBT e de seus braços impressos ou digitais que nunca denunciaram os desmandos da FCF e neste mês novamente fizeram vistas grossas e não foram a fundo na denúncia recente de fraude dos sorteios de arbitragem. Um vídeo confissão que não teve a menor repercussão fora das redes sociais. Não é à toa que em ano de Copa do Mundo, um polvo na Alemanha tem mais credibilidade que a imprensa esportiva, pena alugada e de rabo preso.

Não conheço Rodrigo Santos, mas é muito triste entrar em seu Twitter e ver alguns jornalistas das empresas acima citadas mandando mensagens de apoio e solidariedade. Onde eles estavam quando a denúncia da fraude do sorteio foi feita, que inclusive envolvia o nome do acusado de ser autor da agressão? O que fizeram? Qual reportagem escreveram e levaram ao ar ou imprimiram nos jornais? Entrevistaram Delfim, Delfinzinho, Valdir Lodetti, a comissão de arbitragem? Ou contentaram-se com a nota oficial da FCF que dizia que o que estava no vídeo, não era o que estava no video? O que teriam feito se o agredido da foto fosse Roberto Alves, Renato Semenssati, Marcos Castiel?

É fruto também da conivência dos clubes, todos os grandes clubes, Avaí, Figueirense, Criciuma, Joinville, Chapecoense... E da Associação dos Clubes, hoje presidida por João Nilson Zunino, presidente do Avaí. Se estes clubes fossem sérios, qual reação teriam tido ao "descobrir" (claro, já sabiam) que a arbitragem catarinense é constantemente fraudada? Por favor, não nos façam mais de palhaços após terem os seus jogos manipulados pela arbitragem e soltarem notas de repúdio na internet.

Por fim, a imagem é fruto ainda da nossa conivência, já que somos nós, torcedores, que financiamos tudo isso, indo ao estádio, ouvindo rádio, comprando jornal, comprando pacote de TV a Cabo, pagando ingressos e mensalidades.

Simplesmente não dá para levar o futebol catarinense a sério. Trouxas somos nós, torcedores. E mais idiota ainda sou eu, aqui perdendo tempo mantendo blog sobre futebol catarinense. Vão para suas casa, vão dormir, vão sair, namorar, ler gibi, jogar videogame. A vontade é de dizer: Esqueçam o futebol, porque ele já nos esqueceu. Mas, não, continuamos aqui, comprando camisa, enfeitando a casa, gastando dinheiro, rindo, chorando, gritando, torcendo, relembrando, incentivando. Mulher de malandro, isto é o que nós somos, embora, no fundo, só não queremos acreditar no que os homens fizeram com nosso esporte e nosso clube, que mais do que hobbie, são símbolos de nossa cultura e identidade.
(Perdão pela publicação da imagem, se acharem grosseira eu retiro imediatamente.)
------------------------------
ATUALIZAÇÃO: Aproveito e sugiro o texto de Alexandre Aguiar, no blog Força Azurra sobre o assunto!

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -