Postado por: Felipe Matos julho 03, 2010

Na rotina das Notas Oficiais, eis que surge mais uma:

O Avaí Futebol Clube, atendendo os apelos dos associados, decidiu em reunião ocorrida nesta sexta-feira, liberar o acesso “gratuito” nas rodadas seguintes da Copa da Hora, aos sócios adimplentes com a Tesouraria do Clube. Portanto, nas partidas contra o Coritiba, neste sábado, às 21h30min, e contra o Grêmio, na segunda-feira, dia 5, o sócio “adimplente” terá acesso normal ao Estádio da Ressacada, bastando que apresente a carteira de sócio nos portões do Estádio.

O que aconteceu com a "viabilidade econômica" do torneio? Quem vai arcar com os prejuízos da Copa que ninguém quer ver? E o contrato, será rompido? O Avaí vai repassar algum dinheiro para a RBS? É verdade que o Avaí pagará para a RBS R$15 por cada sócio avaiano que entrar na Ressacada? A Copa tornou-se oficial? Por que esperaram o fim da primeira rodada para rever uma decisão óbvia? Queriam ter certeza que seria um fracasso? Já não era óbvio? Ou foi na base do "se colar, colou"? O que o Avaí ganhou com isso?

Anunciar que sócio não precisa pagar para ver o Avaí na Ressacada (não acredito que escrevi isso...) na véspera do protesto organizado pelos torcedores parece uma cartada oportunista de quem viu a cag*** que fez e quer colocar panos quentes, numa tentativa de impedir o crescimento da onda de insatisfação que tende a crescer conforme os últimos resultados negativos do time. Ótimo.

O Avaí acerta em voltar atrás, reconhecer o erro antes que ele tome proporções ainda maiores que afete a trajetória e a permanência do time na Série A. Voltar atrás na decisão é tentar impedir que o abismo que o Avaí cavou para si e que o separa de seu apaixonado torcedor continue a crescer a olhos vistos. Voltar atrás não é uma questão de "atender à apelos" e sim uma questão de sobrevivência.


No entanto, como numa relação conjugal, o estrago já está feito. O Avaí Futebol Clube traiu seus sócios e torcedores. A confiança está rompida. A insatisfação está instalada. O Departamento de Marketing terá que provar possuir o talento que até o momento não provou ter para reparar a traição cometida. Não acredito que tenham competência para isso, em virtude de suas ações ao longo de 2010. E não será a mera venda de camisas com desconto que retomarão o espaço perdido...


Só uma grande campanha em campo atenuará as insatisfações, afinal, este é o único remédio que o futebol conhece. Resultados em campo. Os equívocos extracampo da Diretoria só colocam mais pressão no time que entrará em campo para defender nossa permanência na elite.

Querem uma dica para uma nova nota oficial? Comecem pedindo desculpas aos torcedores. Não queremos que o Avaí "atenda nossos apelos" (como diz a nota), como quem faz um favor a torcida. Queremos o que é nosso. Copa da Hora? Agora não quero. Mas serei o primeiro a voltar à Ressacada na retomada do Brasileirão para conferir de perto como a minha parte na "socialização dos custos" está sendo aplicada dentro de campo.

Em resumo, uma decisão acertada da Diretoria, parabéns para quem tomou a decisão. Antes tarde do que nunca. No entanto, como reparar o desgaste causado?

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -