Postado por: Felipe Matos junho 18, 2010

Em 2010, ano que deveria ser o da consolidação do projeto Série A, acaba sendo o período em que mais o Avai Futebol Clube, como instituição, se afasta de seu torcedor.

A cobrança de ingresso para sócios avaianos neste torneio de inverno que reúne clubes que ninguém se interessa em assistir (afinal, todos já jogaram por aqui este ano e nenhum deles é uma grande atração) é só mais um tijolinho no muro construído pelo Avaí na busca de estressar o seu torcedor.


1) Sem desculpas esfarrapadas - Não existe esta história de que o sócio paga para assistir a preliminar e não o jogo principal, do Avaí. O sócio avaiano pagará ingresso para entrar porque o torneio é organizado pela RBS e sócio avaiano só entra no estádio sem pagar ingresso em jogos oficiais, organizados pela FCF, CBF, FIFA ou o pelo próprio Avaí. Ou, se eu chegar no Estádio depois do fim da preliminar, poderei entrar sem pagar nada além da minha mensalidade? E se a preliminar é um "brinde", que "brinde" é este que se paga por ele? Coerência e transparência, senhores, pois o torcedor não é estúpido e não engole mais qualquer ladainha.


2) O Avaí ganha quanto? - O que o Avaí ganhará com isso, além de mais um desgosto para sua torcida? O que a RBS pagará para o Avaí por ceder o campo, para o Avaí participar do torneio e pelo direito de transmissão das partidas? Vai pagar em dinheiro ou em espaço na mídia para o Avaí expor sua nova campanha de marketing?

O Avaí que já se vende por uma mixaria na transmissão do campeonato catarinense, esta vendendo a alma do seu torcedor por quanto? Vale a pena? Pois, em 2007, quando o time estava sendo rebaixado para a Série C por incompetência administrativa (quase 100 jogadores passaram pelo time naquele ano), quem salvou o time foi a torcida, não o departamento de marketing (que nem existia) ou a RBS (muito pelo contrário).

E o espaço cedido na mídia pela RBS será gasto para recuperar o prestígio perdido junto ao seu torcedor? Pela qualidade das últimas ações do marketing avaiano (que coloca garoto vestido de preto para divulgar colônia de férias e chama o Avaí de "azulão") acho pouco provável.

O torcedor avaiano é apaixonado, mas não é BURRO. Daqui a pouco aparecerá algum gênio querendo fazer um bingo do Avaí no Scarpelli... Eu, particularmente, não vou assistir nenhum desses jogos, promovidos pela RBS e não pelo Avaí.

A pergunta que fica é: o que o Avai ganhará com isso tudo? Tecnicamente, jogos amistosos no período da Copa do Mundo são importantes para Chamusca montar o time para a retomada do Brasileirão, isso ninguém discute.

Mas, todo esse desgaste com a torcida - que já vinha abandonando o time neste início do Brasileirão - compensa a participação num torneio promovido por uma empresa de eventos que desqualifica continuadamente o Avaí em suas páginas esportivas? O torcedor avaiano, que já paga uma mensalidade cara e ingressos impraticáveis, irá a campo? Teremos jogos com mais torcedores dos times adversário do que avaianos?

O valor da paixão dos avaianos pelo seu time é incalculável (metaforicamente, pois tem gente que simplesmente não tem dinheiro para frequentar a atual Ressacada). Ao que parece, o valor dos avaianos para o marketing do Avaí, é muito mais barato...

P.S.: E que o Avaí não divulgue mais nenhuma nota de repúdio a (supostos) jornalistas desta empresa, pois não tem moral alguma para reclamar de mais nada.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -