Postado por: Felipe Matos março 13, 2010

E o amigo leitor Eduardo Santos nos envia uma bela análise sobre os fatores que influenciam a presença de público na Ressacada. Obrigado, Eduardo, continue colaborando conosco! O texto é interessante e merece ser exposto:
-------------------


No futebol atual, ou como alguns gostam de chamar “futebol moderno”, uma das maneiras de proporcionar ganhos financeiros para o clube é fidelizando o seu cliente, o torcedor. Artigo publicado no site Universidade do Futebol fez um estudo sobre o que atrai e afasta o torcedor do estádio.
No Brasil fica claro que a violência é o que mais afasta as pessoas dos estádios e na ressacada não é diferente, porém, há também outros motivos que influenciam a presença do público, como:

· Tempo e dinheiro
· Estacionamento
· Entretenimento
· Time competitivo
· Espaço físico e limpeza
· Serviços oferecidos

Por tempo entende-se que jogos com horários absurdos como às 22:00h de um dia de semana, sendo que no outro dia as pessoas acordam cedo para trabalhar ou estudar. O dinheiro corresponde ao que hoje acontece com o Avaí, os preços praticados não condizem com a renda de uma grande parte da torcida, muitos torcedores estão ficando de fora da festa por não conseguirem arcar com todas as despesas de um jogo, e não é apenas o ingresso, contabiliza-se aí a gasolina, o estacionamento, o churrasquinho de gato, o refri. Para quem leva os filhos fica quase impossível.


Por estacionamento, a acessibilidade e a proximidade dele com o estádio. O estacionamento em si é amplo e próximo ao estádio, mas o que dizer da acessibilidade da Ressacada? Para quem vai de São José, que é o meu caso, só há um acesso que é pela Diomício Freitas, sendo que antes você tem que passar pelo trevo da seta, que em jogos maiores torna-se um inferno, coloca na conta uma hora se for de carro.


Hoje os avaianos já estão mais espertos neste aspecto e conseguem contornar este problema, apareça na ressacada num domingo de jogo às 10 da manhã, a avaianada já está com a carne assando na brasa e tomando a sua cervejinha, porque ninguém é de ferro. No retorno para casa é outro teste para cardíaco, quem sai cedo ainda é chamado de pijama, se sair depois do apito final é mais uma hora e meia até chegar em casa.


Por entretenimento fala-se em integração com amigos, sabemos que é comum a torcida avaiana chegar com algumas horas antes do jogo. Em 2009 foi criado pelo Avaí um evento chamado “Na Concentração com o Leão”, onde os torcedores tinham a sua disposição o restaurante do clube, ali eram realizados shows com muita comida e bebida, torcedores de outros clubes eram recebidos com muita alegria.


Time competitivo é o que vemos à no mínimo três anos no Avaí, quanto mais o time ganha e compete com igualdade com os maiores clubes do campeonato, mais o torcedor irá comparecer, isso é básico no futebol e qualquer garotinho sabe. Essa é a melhor hora de fidelizar um torcedor de momento, aqueles que só vão ao jogo quando o time está bem.


Espaço físico e limpeza, alguns fatores como largura dos corredores e da disposição dos assentos e banheiros favorecem, porém confusões na entrada e na saída geram um desconforto que pode afugentar o público. A estrutura do estádio está passando por transformações, desde 2007 ganhamos alguns assentos a mais, cobertura no setor D, novos banheiros, entre outros.

A qualidade dos serviços deixa a desejar, os bares não contam com boas estruturas, os preços geralmente são altos e os funcionários são despreparados. Para que o nosso estádio gere recursos, não adianta apenas majorar ingressos e esperar que a torcida pague o time. No futebol moderno o cliente do clube não quer apenas para ir apoiar o time, pois, como consumidor quer ser bem tratado e quer que o produto que ele está consumindo supere suas expectativas.


Quais fatores você acha relevante nessa corrida maluca que é a conquista do cliente, no caso o torcedor? O que você acha da estrutura do Avaí de acordo com os fatores levantados neste tópico?

( Fotos: Blog De Virada, Futebol SC.).

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -