Postado por: Eduardo Roberge Goedert março 30, 2010

Certas coisas envolvendo o atual time do Avaí são repetidas como mantras, recebendo caráter de verdades absolutas, mas não refletem a realidade. Em razão da necessidade de desmistificar determinadas assertivas, formulei três enunciados:

I. O Avaí não joga no 3-6-1.
Sabe-se que uma formação com três zagueiros deve, em tese, provocar a liberação dos laterais do time, que, passando a exercer a função de alas, ocuparão o setor de meio-campo. No entanto, não é isso que vemos no Avaí. Demonstra-se claro pra mim que, mesmo sem intenção, Chamusca joga com uma linha de cinco na defesa. Afinal, obrigando nossos supostos alas a marcar os flancos, empurra estes para a defesa, impondo-lhes um comportamento de laterais clássicos. Enxerguemos: Jogamos, na verdade, no cinco-três-dois (e o ponto II elucida melhor a questão)!

II. Sávio não é meia-armador. Parece que a camisa 10 ostentada por Sávio vem confundindo os analistas, que o apontam, diariamente, como o armador do Avaí. Os pitaqueiros, quando sugerem formações para o time de Chamusca, invariavelmente o colocam como homem de meio-campo, ignorando que, na verdade, Sávio é segundo-atacante. O mais próximo de meia-armador que Sávio já passou pela carreira foi no Real Madrid, onde por muito tempo atuou como extremo pela esquerda, chegando ao fundo para servir Raúl e Morientes (ou Anelka). Embora detentor de boa capacidade técnica, não confundam Sávio com o armador clássico, pois ele não o é.

III. Batista não rende como lateral-esquerdo. Tenho ouvido que este volante poderia muito bem atuar como lateral pelo lado esquerdo do campo, mas não posso concordar com tal afirmativa. De fato, ele já atuou pela faixa esquerda do campo diversas vezes na carreira, principalmente quando no Paraná. E não questiono que ele pode quebrar um galho como lateral em excepcionais circunstâncias do jogo. Mas que fique claro que Batista não possui, além do bom pulmão, os requisitos essenciais de um bom lateral. Absurdamente, dizem que ele pode ser o meia-dúzia somente porque se trata de um canhoto! No entanto, que fique claro que ,de lateral esquerdo, Batista só tem o pé. É tão lateral-esquerdo quanto Rudnei é lateral-direito.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -