Postado por: Felipe Matos janeiro 27, 2010

Desmanche ou reformulação? O vice-líder Avaí joga hoje a noite contra o lanterna Criciúma. Uma boa oportunidade para se começar a responder essa pergunta, embora a resposta só venha mesmo no final do ano. Mas, posso adiantar, ela é bastante simples: se o Avaí for bi-campeão, o termo correto é "reformulação". Se o Avaí não repetir a mesma performance do ano passado, a palavra adequada é "desmanche". Parece brincadeira, mas é a lógica do futebol.

L.A. Sports se comprometeu a não desmanchar o time azurra ao longo do Campeonato Brasileiro 2009. A intenção era fazer uma boa campanha e aumentar a exposição dos seus atletas. Foi o que aconteceu, embora Zunino tenha ido aos microfones tranquilizar os torcedores avaianos de que, em 2010, não perderíamos mais do que dois ou três "pilares de sustentação" do time. Todos os pilares se foram, o que demonstra que "planejamento" não é bem a palavra de ordem para a montagem do elenco de 2010, já que o próprio presidente disse que não esperava perder tantos jogadores. Ou não se planejaram ou Zunino falou demais. Prefiro acreditar na segunda opção.


O Avaí cresceu, seus jogadores ficaram visados e competir com os grandes times do Brasil em termos financeiros é impossível. Para se proteger do assédio, multas rescisórias altíssimas foram incluídas nos contratos dos jogadores. O Avaí é um time deficitário (Zunino quem disse) e não pode liberar jogadores por "gratidão", sendo que os mesmo jogadores não hesitariam em entrar na justiça contra o Leão caso seus contratos fossem rompidos unilateralmente.

E nesse desmanche todo, o quanto conseguimos faturar? Afinal, perder oito titulares da sexta melhor equipe do Brasil deve render uma boa grana, não? Podemos então ficar sossegados com a situação financeira do Avaí? Espero que sim, já que até vendemos cotas de TV do campeonato regional a preço de banana e aumentamos os valores dos ingressos e das mensalidades.

A esperança da torcida é que Chamusca consiga fazer do atual elenco (no papel talvez superior ao de 2009) um grupo entrosado e comprometido com as vitórias. Raramente tivemos, no início do ano, um grupo tão forte como temos hoje. Quase todos são jogadores que em algum momento da carreira demonstraram grande talento para o futebol. Chamusca tem que convencê-los de que vale a pena correr por ele e pelo Avaí.

Se entrarem em sintonia, a resposta para os questionamentos que todo avaiano hoje se faz - desmanche ou reformulação, esse novo time dará conta do recado como o elenco de 2009? - virá mais cedo. Com sorte, já a partir de hoje a noite. E se Nossa Senhora da Ressacada quiser, ao final do ano só sentiremos saudades de Eltinho, Léo Gago, Marquinhos, Muriqui quando aparecerem algum dia, numa segunda-feira qualquer no "quem adivinha/por onde anda" aqui do blog...

(Foto: Edu Cavalcanti/INfoesporte.)

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -