Postado por: Eduardo Roberge Goedert novembro 24, 2009

Após uma excelente campanha no Brasileirão 2009, que lhe rendeu uma posição na metade superior da classificação e um lugar entre os protagonistas de tal torneio, o Avaí, curiosamente, não teve nenhum atleta indicado ao prêmio da Rede Globo para os "melhores" do certame.

A torcida azurra, que viu, com seus próprios olhos, grandes exibições de alguns jogadores avaianos, não compreende como estes puderam ficar de fora da lista, enquanto jogadores de medíocre participação no certame, mas vestidos de uniformes pesados, alcançaram tal honraria.

Um representante alviceleste, no entanto, aparece na lista dos melhores. Justamente, diga-se de passagem, pois o ídolo Silas merece esta honra. Mas ele aparece entre os melhores desacompanhado de qualquer de seus comandados por um motivo bem simples: para o resto do Brasil, o Avaí é o Avaí de Silas, e ponto.

O vidAvaí tratou desse assunto específico há alguns meses, no texto "O 'Super-Silas' na visão dos não-avaianos", reconhecendo o grande mérito de Silas, mas chamando a atenção para a supervalorização de sua responsabilidade pelo sucesso do Avaí, e aquela tese restou confirmada pelos fatos recentes os quais narrei.

Para os observadores de fora, o êxito do Avaí foi um milagre cujo operador foi Silas, e ninguém mais. Um clube pequeno, sem almejos, de elenco sem valores, que sem o respectivo comandante sucumbiria sem resistência. O Silas estaria para o Avaí assim como Guus Hiddink ou Bora Milutinovic' estiveram para as Seleções que estes milagrosamente classificaram para a Copa do Mundo: um semi-deus que carregou os incapazes ao sucesso. Prova disto é que no decorrer do presente ano, nos programas esportivos nacionais, ao invés de os jogadores-destaque do elenco, somente Silas figurou como representante avaiano.

A exemplo do ano passado, Silas deve ser coroado o melhor técnico do campeonato nacional que disputa - embora a Globo, gritantemente rubro-negra, prefira premiar Andrade -, reforçando ainda mais esta constatação.

Resta ao Avaí destruir a ideia coletiva que se formou, conquistando seu espaço no cenário nacional e surpreendendo os que lhe conferiam dependência a um só homem.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -