Postado por: Eduardo Roberge Goedert outubro 09, 2009

Noutra época, um torcedor de Florianópolis optar por um time do Rio de Janeiro ou de São Paulo era coisa normal. Eram estes os clubes que gozavam de prestígio nacional e que apareciam nas vitrines da mídia, enquanto os times dos menores centros não tinham o mesmo espaço. Em razão disto, torcia-se, corriqueiramente, por um grande time do centro, em nível nacional, e, concomitantemente, por um time em escala regional. Reflexo da (in)cultura nacional de se virar sempre para onde o vento sopra, de seguir a maioria incondicionalmente, de sempre optar pelo lado vencedor, seja qual for ele.

Entretanto, tem-se que, nos últimos anos, o mencionado cenário sofreu uma verdadeira revolução. O crescimento dos outrora pequenos centros e o nivelamento das equipes do futebol nacional fizeram com que os pequenos crescessem, suas torcidas amadurecessem e, consequentemente, se fidelizassem a uma paixão única. As massas dos clubes alheios ao eixo se rebelaram, pregando o orgulho de pertencerem às terras que pertencem e de torcerem para as equipes que torcem, mesmo que sejam menos charmosas ou gloriosas que as terras e equipes do centro.

No ano passado, faixas de "Vergonha do Nordeste" apontadas para a torcida do Flamengo puderam ser vistas no Barradão e na Ilha do Retiro. No corrente, a frase "Filhos da Mídia" foi a escolhida por adeptos do Coxa, no jogo contra o Corinthians, e do Vitória, nesta semana, versus o Flamengo, para ilustrar esse sentimento de revolta com os que traem as cores de sua terra natal.

No Avaí, o movimento segue a mesma direção: Enfrentando - e vencendo - os gigantes, o alviceleste ilhéu se coloca em pé de igualdade, impondo-se como grande. Sua torcida, da mesma forma, amadurece gradativamente, desfaz-se da síndrome de inferioridade que sempre lhe acometeu e, com o tempo, compreenderá, toda ela, que não faz sentido renunciar à avaianidade para se curvar diante do que é de fora.

E tu, concordas? Ou não?

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -