Postado por: Eduardo Roberge Goedert outubro 27, 2009

O avaiano Ferdinando passou, ao decorrer de sua existência, por inúmeras transformações que evidenciaram sua capacidade de superação e flexibilidade.

Dentro de sua vida, a maior de todas: De servente de pedreiro até os 21 anos, Ferdí tornou-se jogador de futebol. Mas não é nem dessa mudança surpreendente que quero tratar.

Dentro da carreira de futebolista, Ferdinando, sem percebermos, mudou completamente seu estilo de jogo, sua característica, seu perfil. Passou por metamorfoses que o tornaram um jogador completamente diferente daquele que vestiu nossa camisa em seu primeiro ano por aqui.

De rebaixado pelo Vitória em 2005, o jogador em questão chegou ao Avaí desacreditado. Época dura não só para Ferdí, mas para toda nação alviceleste...

Lembram? Ele era um segundo-volante sem grandes atrativos: Pegada medíocre, passe razoável, velocidade baixa, um chute longo aceitável e um cabelo tremulante eram as características desse outrora "jogador Avon", que oscilava entre a titularidade e a reserva.

Acabou emprestado ao São Bento, pois não somava. Naquela altura, impossível de se prever que ele se tornaria uma grande valia no elenco avaiano que conquistaria o acesso e o Catarinense e também no time que surpreenderia o Brasil na Série A.

Depois de retornar do empréstimo, Ferdí, já não tão garoto, evoluiu. De camisa oito, o jogador maranhense passou a atuar com a camisa de número dois, na lateral-direita, onde se saiu bem, para a surpresa dos que o menosprezavam.

E após se aventurar na ala destra, Ferdinando passou a usar a cinco. E a cinco não é pra qualquer um. É naquela zona que o bixo pega, que o pau come. Mas convenhamos: quem passou por tanta coisa e superou tantos obstáculos tira de letra tal desafio.

Aos poucos, no decorrer destas etapas em sua vida, este atleta foi desenvolvendo uma maior velocidade, uma pegada que não fazia parte de seu perfil e, principalmente, um chute de potência extraordinária, à Milton Maluco.

Méritos também para Silas, que soube lapidar este tão contestado atleta.

E agora, qual será o próximo passo de Ferdí, o metamórfico?

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -