Postado por: Eduardo Roberge Goedert setembro 10, 2009

Há um par de posts atrás, o Felipe, em mais uma excelente sacada, dissertou sobre o novo uniforme do nosso co-cô-irmão pluricromático, explicando como a criação duma camisa horripilante como aquela era o simples reflexo da ausência de tradição.

A tradição de uma instituição, em meu conceito, nada mais é que a manutenção, através da história, de símbolos concernentes à própria.

Explico, exemplificando: Dentre os símbolos mais importantes que caracterizam uma nação, destacam-se sua bandeira, hino e idioma. As nações mais tradicionais são aquelas que foram capazes de conservar, por incontáveis séculos, estes símbolos nacionais. Os britânicos, por exemplo, mantêm sua bandeira desde 1707, falam inglês desde muito antes de Cristo e a origem de seu hino é datada de 1745, por isso formam um dos mais tradicionais países do planeta.

E no futebol, quais são os símbolos que caracterizam uma agremiação? Que coisas que, unidas, representam um clube futebolístico, são capazes de lhe dar identidade?

Eu mesmo respondo: Em minha humilde concepção, os símbolos atinentes a um clube são suas cores, seu hino, seu mascote, seus ídolos e sua torcida. O Avaí, qualquer inimputável sabe: a) ostenta o azul e o branco; b) tem um hino dos mais belos que há e que todos sabem cantar; c) é o Leão da Ilha; d) tem muitos ídolos, como Fossati, Zenon e Adílson Heleno, e) possui uma imensa e apaixonada torcida, notoriamente a mais vibrante e fiel de Santa Catarina. Por isso, o Avaí é tradicional.

Mas e quanto ao time do além-pontes, como andam seus símbolos? Como vão as simbologias que seriam capazes de conferir-lhe uma identidade, uma unidade, o título de tradicional?

Novamente, concedo-me a honra de responder: O time da janela, consabe-se: a) Não tem suas cores definidas. É preto e branco, como alvinegro. Mas também é verde, como um autêntico tricolor. Não bastasse, teve camisa dourada. Agora tem camisa com vermelho. É pluricromático, portanto. Ih, mas e o rosa, também conta? b) Seu hino ninguém sabe qual é. Ninguém sabe cantar esse hino que juram existir. Alguns sabem um trecho. Outros dizem que há um hino para o time, outro para a torcida. c) Não possui mascote. Urubu? Furacão? Gavião? Figueirinha? Boneca Barbie? d) Não possui ídolos. O maior ídolo de sua história é o medíocre Rodrigo Fernandes... e) Resta, apenas, a sua torcida. Mas a maioria de sua torcida não o ama. Ao menor sinal de decadência, fazem campanhas de cunho "Público Zero". De um ano para o outro, sua média de público caiu assustadoramente. Fora de casa, não conta com o apoio de seus adeptos. Os seus têm a fama de torcida "geladeira".
Tradição: ou tu tenx, ou tu não tenx. Tradição, amigos, é pra quem é tradicional.

Fotos de www.arquivoazul.blogspot.com/, www.avai.com.br/blog. Montagem de João Acioli. Texto baseado em uma conversa de hoje ao almoço, com meu irmão.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -