Postado por: Felipe Matos setembro 14, 2009

No primeiro turno, quando enfrentamos a mesma zona crítica da tabela, com seguidos confrontos contra times que disputam título e libertadores, mais precisamente após a derrota na Ressacada contra o Palmeiras, Silas deu entrevista dizendo que todos estavam no limite, jogadores, comissão técnica e diretoria.

Silas pedia um medalhão e Moisés Cândido dizia que a solução estava no interior da Ressacada. Silas mudou o time, deslocou um atacante, colocou Augusto e mudou Uendel por Eltinho. O Avaí virou a sensação do campeonato. Rodadas depois, voltamos a entrar na zona crítica e o assunto contratação voltou à tona.

Goleiros: Martini, Paes e caterogiras de base. Tranquilo.
Zagueiros: Augusto, Rafael, Emerson, Anderson Luís, Turatto (retornando, ainda não é opção) e categorias de base. Por falta de opções, tivemos que improvisar um perdido Marcos Vinícius na zaga. No momento, só temos 4 reais opções, sendo que utilizamos 3 zagueiros por partida.
Laterais: Eltinho, Uendel, Capixaba e Luís Ricardo. Tranquilo.
Volantes: Léo Gago, Ferdinando, Marcos Vinicius, Carlos Eduardo, Xaves e Manu. Mão há substitutos para Léo Gago. Contra o Internacional ficou claro a carência no setor. Pingo está retornando aos treinamentos após lesão e Marquinhos Jr. retornou de empréstimo.
Meias ofensivos: Marquinhos e Muriqui. Na suplência, agora só resta Caio. Medina pode retornar e só.
Atacantes: Apesar dos gols perdidos, a lesão de William mostrou o quanto ele faz falta. Leonardo tornou-se uma opção real e Roberto não se encaixou como titular nesta opção tática. Há ainda Cristian.

Luis Alberto, após a derrota contra o São Paulo, falou aos microfones que o Avaí busca 2 ou 3 contratações. A busca é urgente, mas não pode ser precipitada, avaliou Luiz Alberto com sabedoria. Não há porque contratar por contratar. Não precisamos de mais ninguém para compor grupo. Precisamos de peças-chaves. Alguém igual ou superior ao que se tem. Falou-se em zagueiros e meias. Concordo, temos poucas opções na zaga e no meio acho que a urgência é de volantes, embora tenhamos perdido importantes suplentes para nossos meias ofensivos.
Perdemos jogadores de qualidade como Odair e Ricardinho, mas Marquinhos e Muriqui não recebem tantos cartões quanto Ferdinando e Léo Gago. Acho que a prudência que a diretoria do Avaí está apresentando nas contratações é bem-vinda. Não há porque repetir erros do passado. Hoje, temos 9 volantes no elenco, mas quem tem condições reais de substituir Léo Gago e Ferdinando? Pingo foi um ponto de desequilibrio. É caro e antes da contusão só decepcionou. Já treina com bola, mas quando será uma opção real?

Já sondamos jogadores que poderiam ser titulares em qualquer time brasileiro: Mineiro, Marcos Assunção, Cafú, Roque Júnior, Léo Medeiros... Não vieram. Perdemos Fernando Bob, Pingo e Turatto por lesão, Odair, Davi, Bruno, Evando e Ricardinho preferiram sair para serem titulares em outros times. Thomaz, Rafael Costa, Dimas, Lima, Leandro Bambu, Hegon, Thiaguinho, Wendel Falcão (que na minha opinião, hoje faz falta) também saíram. Ao longo do campeonato, só tivemos a contratação de Fabinho Capixaba. Manu veio sem Silas pedir (foi o que disse em entrevista a radio) e Carlos Eduardo veio para suprir a lesão de Fernando. Ambos ainda precisam ser melhor avaliados.

O Avaí tem poucas fichas na mão para esta reta final. Temos pouco dinheiro para contratações e se elas acontecerem, devem ser certeiras. O ponto positivo é que mesmo se as contratações não acontecerem, com um pouco de sorte (cartões e contusões) esse elenco já demonstrou que pode chegar ao fim do ano com a obrigação cumprida: permanecer na Série A.

Voltamos a perguntar: qual o setor mais carente? Para que posição o Avaí precisa de 2 ou 3 contratações?

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -