Postado por: Felipe Matos julho 03, 2009

Em alguns post aqui do blog já paramos para pensar na situação de nossa cidade, especialmente nas transformaçõe que ela vem passando nos últimos anos.
Tal incontestável crescimento desordenado gera transtornos a uma parte da população que manifesta sua insatisfação através até de um comportamento segregador pouco saudável.
Para queles que apontam o dedo e generalizam a população nativa como bárbaros ignorantes e xenófobos, duas notícias que demonstram que o "estranhamento" com os "de fora", embora sempre condenável, não é "privilégio" de Florianópolis.


Abaixo trechos do post do Blog de Felipe Andreoli, do programa CQC:


Porrada, porrada

[...]
Ontem quando nós chegamos ao estádio, achamos que seria possível gravar na porta do Beira-Rio. Que inocência. Se fosse apenas a torcida gritando, sem probelmas, isso é normal, comum em todos os locais. Não havíamos feito nada, nenhuma pergunta ou "piada", estávamos apenas chegando, caminhando até a área de imprensa. Neste caminho um bando se aproximou, afinal esses caras são machos apenas em bando. Começaram a xingar de todos os palavrões, e outros como "corintiano"e pior, paulista. Então quer dizer que tem que bater em quem é de fora ? Viva a porrada! Ou já que eu estou de preto e branco sou corintiano? ( sim, existe gente que pensa isso ). E por isso tem que apanhar, claro. Viva a porrada.

E então começamos a se agarrado, chutado, socos, dedo na bunda ( é sério, não é brincadeira, dedada), eu tomei uma gravata e tive que me livrar. Se não fosse um santo segurança do estádio a gente ia apanhar feio. Eu, o cinegrafista e produtor. Por sorte o grandão apareceu. Um ou outro torcedor ainda tentou nos proteger ajudar, vale ressaltar.

Muitos bradavam para não fazer piada que gaúcho é viado, homossexual, gay. Uma preocupação exagerada com o tema. É engraçado que muita gente gosta quando a gente ( a gente porque todo mundo faz ) faz "piada" que corintiano é ladrão, favelado, que são-paulino é boiola, ou tantas outras associações que são feitas há muito tempo, e que são BRINCADEIRAS, ainda mais no futebol, que é para ser um ambiente alegre, de festa.

A hipocrisia é a pior coisa. Os mesmos que reclamam e acham ruim certas "piadas" ( sempre entre aspas ), riem de outras que, provavelmente, existem pessoas que não gostam. Humor, como tantas coisas na vida, é gosto. E lembrando sempre, sempre, que nós estamos trabalhando ( tem gente que acha que estamos brincando...), e nenhum de nós vai nos escritórios ou locais de trabalho desses agressores, nem fazemos o que eles fazem, claro.

O assunto é complicado e existe uma raiz lá atrás que se eu tentar falar mais, só vai complicar, Abaixo vou colocar alguns comentários de leitores do CLIC-RBS, que pegou o momento exato da nossa fuga. Mas ERRARAM e FEIO quando falaram que a gente apanhou por causa de uma piada, isso não aconteceu. O link da notícia está aqui.

Prestem atenção neste comentários, vejam que as pessoas de bem se identificam. Os ignorantes tem medo de se revelar.

#

Nome: Gremista
Cidade: Porto Alegre
Estado: RS
Bem feito, e que façam o mesmo quando os casseta e planeta vierem para ca... Apendam a respeitar para ser respeitados. Sou gremista e agradeço aos colorados por terem feito o que todos os gauchos deveriam fazer. Desaforo se resolve no relho!

*

Nome: Anselmo
Blog: http://coap.wordpress.com
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Data: Quinta-feira, 02/07/2009 às 13h29min
Isso que os gaúchos se acham o povo mais "civilizado" do Brasil, hein?

*

Nome: Gaúcha HK
Cidade: Natal
Estado: RN
Data: Quinta-feira, 02/07/2009 às 13h14min
Pediu... levou!

Nome: CQC
Cidade: Rio de janeiro
Estado: RJ
Data: Quinta-feira, 02/07/2009 às 12h04min
Tem mais é que apanhar mesmo! Ver se aprende um pouco de bom senso e para de pelar o saco da audiência Carioca/Paulista..

*

Nome: VAMOS!
Cidade: POA
Estado: RS
Data: Quinta-feira, 02/07/2009 às 11h41min
TEM que dar pau nesses paulista mesmo! A gauchada vai pra todo pais e rouba o emprego de vcs e rouba a mulher de vcs, pq somos melhores! Recalcados vcs criam o misticismo de homosexualidade!
E para completar a postagem, mais uma vergonha para o futebol nacional, em notícia publicada pelo Portal Terra:


Torcida gremista faz insulto racial contra Elicarlos

O volante Elicarlos foi vítima na quinta-feira de algo visto mais em campos europeus nos últimos tempos. O jogador do Cruzeiro sofreu com atos racistas por parte das torcida gremista, no Olímpico, durante a classificação dos mineiros para a decisão da Copa Libertadores.
Aos 19min do segundo tempo, Elicarlos entrou no lugar de Gerson Magrão e ouviu gritos de macaco vindos da torcida gremista, já desiludida pelo placar desfavorável. No entanto, o ato não durou por muito tempo. [...]

A intenção deste post é apenas para que possamos parar e repensar algumas atitudes que de tão cotidianas já nos passam desapercebidas. E que antes de apontar o dedo para alguém, algumas pessoas deveriam primeiro se olhar no espelho.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -