Postado por: Rafael VE julho 12, 2009


Ele é a figura paterna de todos os blogs avaianos. A história, todos já sabemos. O que ele representa além disso, talvez ainda não, mas os sinais estão ao alcance da vista.

Postarei, em homenagem ao Maestro, o mesmo texto que enviei ao seu filho, Rogério Cavallazzi e foi publicado no dia 4 de dezembro de 2008 no blog Elite Azul e Branca.

Rogério, existem dois tipos de pessoas que atingem a terceira idade. A partir daí, elas já estão fortemente alçadas para atingir a posteridade ou o esquecimento.

O primeiro modelo padrão de homem (e aqui falo do homem representando a humanidade) é aquele que cansado das adversidades e da labuta que a vida lhe reservou, decide descansar. Não simplesmente repousar, esse sujeito decide entrar na inércia do tempo, esperar a sua hora.

Experiência e sabedoria, se houver absorvido alguma, ficam guardadas somente para si, para sua completa proteção durante toda a eternidade em que se transforma a linha do tempo. Os que escolhem este caminho podem não estar errados, cada qual com seus motivos. Esses, no entanto, dificilmente farão com que o sangue do seu sangue carregue seus valores. Nunca estarão no hall da memória coletiva, aquela que resguarda grandes personalidades por todos os tempos. A vida desse nunca será mais do que uma - e só mais uma, definida por duas datas sobre um túmulo.

A vida tem real sentido para os que utilizam-na não só para si, mas fazem da vivência dos anos meio para afirmar aos mais novos: eu fiz como tu o queres, e errei.
Não faz de novo - ou tenta, mas aprende assim como aprendi. Os bons não utilizam-se da autoridade da idade, mas da razão, para ensinar - mesmo que muitos invernos sejam decisivos para haver motivações às palavras.

Falo isto pois pude conhecer, sem nunca ter olhado nos olhos, um sujeito de bigodinho branco, carequinha bem cortada, com senso de responsabilidade e atualidade que o farão ser sempre um orgulho para a nação avaiana. Tullo Cavallazzi mostrou aos que já se viam velhos porque a idade só alcança aqueles que a aceitam. Na mesma moeda conseguiu mostrar aos jovens como portar-se diante das dificuldades, na defesa sempre fundamentada, fundamental, de seus ideais.

O senhor que aprendera a utilizar a internet aos poucos, quem diria, influenciou a vida de centenas, talvez milhares. Pois se antes ler sobre o time do coração era desanimador, com o Maestro o Avaí - e logo seus torcedores - achava alguém para bater de frente com a imprensa, com os gozadores, para "dar de dedo" dizendo: vocês não sabem com quem estão mexend
o! A influência do estilo Tullo, sempre buscando a razão dos defeitos e enaltecendo os acertos, é duradoura na vida de qualquer um, avaiano ou não.

Não foi coincidência o Leão da Ilha ter ascendido à Série A aproximadamente um ano após a criação do blog Elite Azul e Branca, com confiança na vitória e o amor pelo Avaí sempre acima de tudo e todos essa imensa nação foi formando suas opiniões agora com a ajuda de um defensor. O retrato que nos remete aos bondosos avós era como um recado: presta atenção ao que ele diz. Herdeiro das melhores tradições desta terra sagrada, nossa querida e amada Florianópolis, da boa música ao Avaí, Seo Tullo seria motivo de lembranças só pelo que representou - o eterno Maestro da Philarmônica Destherrense. Mas não. Este homem reservou a nossos destinos algo mais para dos nossos.

Antes censurado em jornal, viu-se na obrigação de botar a boca no trambone por um meio atual e de grande alcance: internet. Foi por meio do blog que muitos avaianos, assim como eu, começaram a acompanhar mais de perto o time, com o jeito sempre apaixonado do Tullo.

Hoje me vejo escrevendo sobre quem um dia dediquei-me a ler e a admirar, assim como tantos avaianos já se viram. Fico me per
guntando como é possível desenvolver afeição por alguém com quem não conversava muito, somente dediquei-me a ler e comentar alguns assuntos por este meio de comunicação tão contemporâneo É inevitável lembrar-me do teu pai, Rogério, sem que me emocione. Presenciei a perda de dois bisavós que acima de tudo foram meus professores sobre a vida e agora estou aqui descrevendo mais uma figura paternal que ainda hoje só não faz mais falta porque aqueles que herdam o nome também levam adiante os valores e o trabalho que lhes foi deixado. Foi inevitável chorar, como o faço agora, naquele dia 12. Veja bem, sem nunca tê-lo visto ou trocado mais de algumas palavras.M

eu objetivo, ao prestar esta singela homenagem ao
nosso Maestro, é simplesmente homenagear o trabalho e a vida do Seo Tullo Cavallazzi. Quem sabe também trazer algum conforto à família e principalmente a ti, Rogério, pois continuas fazendo tão bem o trabalho que um dia foi do teu pai. Parabéns por ter continuado o trabalho e ajudar esta instituição avaiana continuar existindo, nós não largaremos daqui. Quem um dia ouviu "Tu pensas que és maior?" hoje pode responder, por nossas bocas, com todas as letras.: Sim, nós somos. Perdoa-me os erros gramaticais, a emoção já não me deixa estar muito atento a isto.

Grande abraço, Rafael Vidal Eleutério.

Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes.
- Gilbert Keith Chesterton

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -