Postado por: Rafael VE junho 16, 2009


É espantoso ver o torcedor que acompanhou o Avaí em quase todos os jogos da série B (eu, especialmente, acompanhei na Ressacada quase todos), com público médio de 7 mil pagantes, comemorando o fato de que pouca gente terá interesse em acompanhar o time lanterna de Série A no momento.

Já vi diversas declarações comemorando que a pijamada que só gosta de momentos bons vai ficar em casa, e assim facilitar a volta do caldeirão azurra. Simplesmente espantoso.

Não vejo um porquê da nossa casa estar tão quieta durante os jogos dessa Série A, mas é algo que já se constata desde o Catarinense - portanto, discordo quando dizem que estamos assustados com a competição.

Estamos é tendo que adaptar o torcedor que recomeçou a frequentar a Ressacada agora. É louvável que tenhamos cada vez mais gente no estádio, mas prefiro muito mais 5 mil cantando e apoiando a 13 ou 14 mil calados.

O Fernando, que anda meio sumido por motivos pessoais, acha que sou um tipo de censurador. O tipo de cara que acha que a torcida deve agir de tal modo a apoiar o time durante o jogo. Diz para que eu ouça Raul Seixas - "cada um faz o que quer, Rafa." Isso é o que eu mais ouço: "cada um faz o que quer, vai ouvir Raul, cara!"

Sinceramente, não discordo do ponto de vista dele. Acho, sim, que torcedor tem que ir pra apoiar e que não há motivo para - tirando aqueles doentes e idosos - não cantar apoiando o time. Não é regra, não é lei, ninguém nunca estabeleceu que jogo se deve ver em pé, por exemplo, cada um faz o que quer, isso é certo. Mas por que não ter essa cultura de apoiar o time? Isso não nos orgulhou tanto, não ficamos tão por cima da carne seca ao gozar do time do outro lado da ponte justamente por sermos a camisa 12? Isso não nos faz melhores, afinal?

Cansamos de ver o Avaí virar jogo ano passado, na Ressacada, debaixo de chuva, nas condições mais adversas. Eu não esqueço, nunca esquecerei mesmo daquele gol do William no jogo contra o Fortaleza. Isso que nem vi o gol! Tava cantando, berrando tanto, que na hora do lance só vi o Marquinhos lançar depois de carregar a bola no "pianinho", até alguém se meter na minha frente e depois foi a nossa explosão, naquele momento em que os guerreiros que não desistiram de ficar para cantar e apoiar foram recompensados, que me fez chorar como criança. Tive a sensação de que cada dia da semana que passei rouco valeu a pena - aquele gol parecia feito no berro.

Outro jogo inesquecível foi o clássico desse ano. Tudo bem, não ganhamos, a torcida deles cantou muito antes do jogo começar e tudo o mais... Mas quem não parou debaixo de chuva, nem mesmo no intervalo, pulando de um lado pro outro? Quem viveu, nunca vai esquecer o que é aquela loucura, aquela insanidade de extravasar num estádio de futebol cantando alegria. Duvido que alguém não goste.

A vontade explícita de muitos e muitos daqueles torcedores do ano passado de ver novamente a Ressacada com os seus fieis 6 mil seguidores, que acompanharão o Avaí até debaixo de chuva de canivetes, que cantam até perder a voz, é simplesmente a ânsia por querer novamente aqueles momentos de alegria de uma fase boa.

Completamente compreensível. Mas também quero casa cheia. A solução talvez seja mesmo o tal simpósio proposto pelo Gerson.

O torcedor que está reaparecendo à Ressacada, a hora em que descobrir o que é torcer vibrando muito, vai amar ainda mais a nossa casa, nosso templo - independente do resultado. E os treinos? Bom, no treino nós já vamos sem nos importar com o resultado.

As fotos são todas demonstrando, acima de tudo, a beleza da nossa vibrante torcida. Vamos deixar isso morrer logo agora?

Abaixo um vídeo com momentos que gravei ano passado, na série B, cenas memoráveis do caldeirão azul e branco - . Também um vídeo sensacional do Dani - o louco da tatuagem que apareceu na Revista do Avaí, não tem? E tudo bem, o objetivo não é mais "vamo subir Leão". É muito mais, né?






Para mais informações sobre médias de público do Avaí, acesse o blog do Guto Atherino: decanhota.blogspot.com.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -