Postado por: Felipe Matos junho 16, 2009

E já está nas bancas de Floripa (e do Brasil) o número 40 da revista Trivela, referente a junho de 2009 (capa ao lado). Entre as páginas 38 a 41 há uma matéria – assinada por Ubiratan Leal - de interesse para a nação avaiana:


Separados por um estreito.

O futebol de Santa Catarina sempre viveu a rivalidade entre Florianópolis e o interior, mas, dentro da capital, as questões geográficas também são motivos de cisão.


A matéria até que é bem intencionada, mas o repórter demonstra claramente um grande desconhecimento sobre o futebol catarinense e, principalmente, sobre a história de Florianópolis. O repórter defende a tese de que os dois times da capital não são símbolos de Florianópolis, mas sim, de suas regiões. O Leão é o time da Ilha de Santa Catarina e o Time da Lavanderia é o representante da parte continental (o que, se formos considerar a parte continental como a Grande Florianópolis, uma teoria que cai por terra facilmente, basta ver o número maior de avaianos em municípios vizinhos como Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro, etc...).

Como se pode ver, uma tese ingênua, para se dizer o mínimo. Como alento para tamanha ingenuidade (e/ou desconhecimento) ao menos o repórter se atém aos fatos ao narrar a subida para a série A no tapetão pelo cocô-irmão em 2001 (embora, obviamente, omita a origem do dinheiro que levou o Time da Lavanderia aos seus breves anos de glória).
A reportagem ainda comete erros históricos ao apresentar o Adolfo Konder como um Estádio contemporâneo à Ressacada, dizendo que ele foi desativado por falta de uso; e diz que Figueirense chama-se assim por causa da Figueira da Praça XV... Em resumo, uma matéria meia boca que nada acrescenta e ainda passa uma imagem equivocada de certos aspectos locais.

Mas, nem tudo esta perdido. Há ainda uma matéria sobre marketing esportivo e sobre os problemas que a Champs vem enfrentando.

Um sumário mais detalhado do conteúdo da revista você encontra aqui!

O quê: Revista Trivela.
Qual: Nº 40 (jun/09)
Quanto: R$8,90

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -