Postado por: Rafael VE junho 17, 2009

Apareceu uma oportunidade muito boa para mim e para minha família. É uma tristeza ter que sair de um lugar maravilhoso, onde eu amo todas as pessoas. Mas estou indo para um lugar por onde já passei e as pessoas também gostam de mim.

Será, Evando, que tu realmente eras tão feliz aqui, tanto quanto dizem tuas palavras?

Tu nos deste muito. Nos deste, na verdade, tudo que nós esperamos em 2008 e primeiro trimestre de 2009 com gols antológicos e conquistas inesquecíveis.

Os da minha geração só viram o Avaí ser Campeão em 1997, 1998 e 2009. Minha geração teve o privilégio de observar à flor da vida o Avaí ascender à Série A pela primeira vez.

Só que Evando não será meu ídolo - e acho que, pelo que fez, não será ídolo de muitos. E agora falarei de ti na terceira pessoa, com a mesma arrogância com que te referes sobre si mesmo em terceira pessoa. Não é ingratidão. De jeito nenhum seremos ingratos neste blog ao que foi Evando para o Avaí em termos de conquistas.

Só que está no filme da nossa mais importante conquista, o acesso, Evando falando que desejava jogar a Série A pelo Avaí. E só citei o trecho mais importante para mim, claro, mas existem outros capítulos da nossa história em que Evando declara todo o seu "amor" pelo Avaí.
Agora, finalmente Série A, seis jogos depois, nenhuma vitória, e ele assina a rescisão do contrato.

Nós não toleramos mercenário do tipo Evando. MERCENÁRIO, num sentido quase literal, aquele do dicionário mesmo. Melhor seria se entrasse e saísse do Avaí quietinho, sem dizer uma palavra - assim todos te entenderiam como um simples profissional.

Evando criou uma aura de ser "o cara" na Ressacada. Estava conseguindo, com todo merecimento. Mas agora foi capaz de desfazer tudo - assim como fez em 2004 e 2007.

Nem o mais pessimista avaiano esperava que as palavras daquele então ídolo valessem o mesmo que nada. Nós nunca seremos ingratos por tudo que realizou. Ninguém esquecerá dos 6 gols marcados durante os 6 jogos de estreia em 2008, muito menos deste gol:

Mas eu, particularmente, não esquecerei mesmo são destas palavras:
Estarei sempre à disposição deste clube, que mudou minha história profissional. O dia de amanhã não nos pertence, mas é importante você saber que sai querido pelas pessoas. Nestas três passagens, espero ter retribuído à altura esse carinho dos torcedores. E, mesmo se eu não voltar como atleta, posso aparecer na arquibancada e serei um torcedor como eles.
Agora, novamente em primeira pessoa:
Evando, um dia tu terás teu lugar aqui, sim. Mas somente ao nosso lado, na arquibancada. Se achas que foi uma intervenção divina saíres do clube, não será se tentares voltar a vestir nosso manto em campo.

Eu não quero mais ouvir falsas palavras, como aquelas que diziam querer ficar até 2010. É um dia de tristeza - nunca de alegria, como declarastes à imprensa.

Sei que entendes que muito se cobra de quem muito se espera - e tu sempre nos provou ter a capacidade de nos dar em dobro o que queríamos.

Os queridos vão embora com pesar - mas somente os ídolos saem pela porta da frente. Não é o teu caso. Mas talvez para a nação avaiana seja... Tomara que a História apague da nossa memória o modo como que tu nos abandona agora - será melhor assim para o hall da glória avaiana.





Do fundo do coração,
Rafael Vidal Eleutério.


Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -