Postado por: Felipe Matos junho 24, 2009

"Por que não desisto" foi lançado nesta terça-feira, 23, em São Paulo e muito em breve estará em todas as livarias de Florianópolis. O título, extraído de uma crônica publicada na Folha de S. Paulo, não esconde a opção "jornalismo como missão" de Juca Kfouri.
A seleção dos textos ficou a cargo do jornalista Márcio Kroehn. O Prefácio é de Tostão. De uma seleção inicial de 100 artigos, fechou em 57.

- Quando se fala de política, você vai enfrentar alguém, quem está fazendo negociatas. Algumas pessoas se perguntam: uma coisa tão lúdica como o esporte, por que a gente vai ficar batendo? Quando se começa a olhar para o futebol como Juca - sobre as somas envolvidas todos os meses em transações -, o cara cobra mais transparência. Isso começa desde pequeno, o caderno de esporte às vezes é o primeiro contato que as crianças têm com um jornal, e assim vai se formando - analisa Kroehn.

Para Juca Kfouri, a opção pela abordagem política do futebol tem gerado processos e inimizades notórias. Para os ditos jornalistas esportivos atuantes em Santa Catarina, deixo as palavras de Juca Kfouri:

Na imprensa esportiva - não é só a esportiva -, uma parte investiga, não se
conforma, mas a maior parte dela é conivente, é promíscua. Alguns até justificam
editorialmente: isso aí já tá na página de política, o torcedor quer saber quem
jogou bem, que não vai jogar... E aí você tem a profusão de jornalistas que são
garotos-propaganda, empresários...
(Fonte: Terra Magazine.)

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -