Postado por: Douglas Martins Silva maio 31, 2009

Aconteceu o que já se previa, Floranópolis não será uma das cidades-sedes da Copa do Mundo.
E agora? Porquê não fomos escolhidos? De quem é a "culpa"?
Os torcedores do Figueirense criticam e xingam os torcedores do Avaí por terem sido contra a Copa aqui porque o estádio da cidade para a Copa seria o deles. Ora, por favor, com certeza não é isso que a FIFA leva em conta, o que foi levado em conta foram os problemas da cidade, o aeroporto deficiente, o trânsito cheio de gargalos, e a falta de informações sobre as origens do financiamento de toda a estrutura necessária.
A "culpa" por não termos sido escolhidos é exclusivamente das sucessivas administrações fracassadas da cidade, que a deixaram chegar nesse ponto insustentável de falta de mobilidade, de estrutura, de tudo.
Perdemos uma grande chance de desenvolvimento, tudo por incompetência dos nossos administradores, que não souberam criar alternativas para a cidade, foram corrompidos pelo cartel das empresas de transporte público, das empreiteiras que cada vez mais emporcalham as nossas encostas e praias, não tendo nenhum respeito por nossa identidade e nossa cultura.
A respeito da destruição de Floripa pelo crescimento desordenado, vejam este vídeo, bom para refletir: http://www.youtube.com/watch?v=w7bJqD9HyJA
Outro fator determinante foi a falta de discussão, com a população florianopolitana, do projeto para a Copa. Prefeitura, Governo do Estado e o próprio Figueirense impuseram o seu projeto a toda cidade, não procuraram discuti-lo com a sociedade, pelo contrário, até modificaram o Plano Diretor da cidade só para poderem construir a dita "Arena Florianópolis" no bairro do Estreito.

Ora, a FIFA não admite esse tipo de conduta. Passaram por cima das leis e das normas, apresentaram um projeto fabuloso, cheio de obras, mas não disseram como que iriam financiar tudo.

A análise da FIFA sobre a estrutura da cidade baseou-se principalmente na estrutura aeroportuária e rodoviária. O vôo sobre o local do estádio também foi de valia.

Analisando um por um: Temos um aeroporto completamente defasado, qualquer um que desembarque no aeroporto Hercílio Luz em dia de chuva sairá molhado!!

As opções rodoviárias da cidade são dignas de pena, temos apenas uma via para entrar e pra sair da cidade, sem contar o trânsito caótico da cidade como um todo.

O outro ponto foi a localização do estádio. A Arena Florianópolis seria construída num dos bairros mais populosos da cidade, onde existem sérios problemas de infra-estrutura básica, sem contar nas maracutaias que teriam que ser feitas no Plano Diretor para que se viabilizasse tal obra.

Nos comentários ao post do Castiel em seu blog sobre a não-escolha de Florianópolis, dizem que a FIFA é politiqueira. Não, a FIFA não é politiqueira. A FIFA é técnica. E, foi esse o erro que os nossos grandes políticos cometeram. Acharam que a FIFA era politiqueira que nem eles e se deram mal, a cidade se deu mal. Abdicaram da técnica em nome das politicagens e maracutaias que a entidade máxima do futebol não aceita.

Perdemos o cavalo encilhado da história, uma grande chance de desenvolvimento, POR CULPA, ÚNICA E EXCLUSIVA, DOS POLÍTICOS DESSA CIDADE.

Parabéns as cidades que foram escolhidas, souberam convencer a FIFA com argumentos técnicos, e, por isso, vão marcar o seu nome na história.







Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -