Postado por: Rafael VE maio 13, 2009

Ontem eu falei sobre uma partida que chamava atenção para as torcidas da Capital de Santa Catarina: Barcelona x Athletic Bilbao, final da Copa do Rei da Espanha.
Ambas as torcidas, provenientes de regiões separatistas, comprometeram-se a vaiar o hino espanhol e o rei Juan Carlos como forma de protesto.

(foto retirada de www.marca.com)

Pois bem, a partida foi realizada, o Barça patrolou o Bilbao fazendo 4x1 e o que eles planejaram, fizeram: apitaram e vaiaram o hino durante praticamente toda a sua execução. Colunistas, formadores de opinião, foram enfáticos: FOI UMA ATITUDE INDIGNA - futebol é futebol, política é política. Será?

Lógico que não. Futebol é futebol, mas é política e é comércio também. É um esporte, acima de tudo, mas para uma região pode ser funtamental no processo de crescimento: justamente porque é um esporte.

Tanto é verdade que todos esses elementos se misturam perfeitamente que hoje em dia o futebol é um dos esportes que mais movimentam dinheiro e audiência no mundo. Já foi utilizado como instrumento de propaganda política e, ainda nos dias de hoje, é instrumento para atitudes desse viés.

Voltamos à Espanha:
A Copa do Rei é transmitida pela TVE, Televisión Española, a rede de comunicação ESTATAL daquele país. No caso das vaias e apitos no estádio de Mestalla, na Espanha: pela primeira vez na história o público da televisão não ouviu todo o hino nacional.
Exatamente. Não lestes errado.
Sob desculpas esfarrapadas de erros humanos, tanto televisão quanto rádio estatais não transmitiram o hino, passando somente no intervalo uma versão CENSURADA, sem apitos e gestos ofensivos da torcida.
A TVE e a RTVE (emissora de rádio da rede) fizeram questão de emitir duas vezes a nota em que falam de erro humano durante a execução do hino espanhol. Você acredita nesta versão?

Agora ficou claro o quanto tem poder uma manifestação quando estão todos focados por um só ideal, por uma só ideia, não?
Ideias derrubam reis, imagine o que não fazem com EMPRESAS, dependentes do TEU dinheiro?

Abaixo o vídeo retirado do site do jornal Marca, que mostra como foi descarada a edição da execução do hino nacional colocado ao ar durante o intervalo da partida:





Uma outra questão pode ser levantada agora: o resultado da partida foi benéfico para o futebol? O treinador do Athletic Bilbao já havia dado a letra:
"está cada vez mais difícil achar meninos para treinar em nossas categorias de base".
O clube não vence a Copa do Rei desde 1984.

Atualização: o Douglas me lembrou de algo curioso, o jogo foi realizado em Valência, região que também que se separar da Espanha.



(ó lhó lhó lhó, eu sou mané mas não sou bocó...)

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -