Postado por: Fernando Silva maio 12, 2009
















Tenho ouvido muito falar, desde o ano passado, que o Avaí está de volta à elite do futebol brasileiro após 29 anos. Ou, que após 29 anos o Avaí volta a disputar a série A do campeonato brasileiro.

Pelo bem da verdade, e da história, e para dar ainda mais mérito ao feito deste grupo que até hoje permanece no Avaí, quero dizer que tais afirmações não procedem.

O Avaí Futebol Clube NUNCA disputou nem Série A, nem a Elite do futebol brasileiro.

Para situar um pouco o leitor, gostaria de dizer que pesquisei e quis muito mostrar de uma forma lógica que esta idéia de série A, ou primeira divisão como conhecemos hoje não existia na época. Infelizmente “lógica” era uma palavra que passava longe da cabeça dos nosso dirigentes na época (na época?). Desta forma, fica mais fácil nos atermos apenas aos anos que o Avaí teve participação no campeonato brasileiro.

1974

Neste ano, como nos demais, o Avaí não chegou a disputa do campeonato conquistando a acesso na competição da divisão inferior do ano anterior. Mas sim através de seletiva no estado de Santa Catarina.

A participação do nosso clube limitou-se a jogos em turno único contra outros 19 clubes do mesmo grupo. Ficamos em último colocado no grupo. Penúltimo da competição geral, ou seja 39º colocado.

1976

Divididos em grupos, o Avaí não teve, mais uma vez, a oportunidade de enfrentar todos os grandes clubes brasileiros.Times de maior expressão, apenas Palmeiras e Inter.

Nova participação modesta, ficamos em 36º de 54 clubes.

1977

Num espasmo de continuidade, nosso campeonato brasileiro foi disputado pelo segundo ano seguido com a mesma fórmula. De novo o Avaí disputou a primeira fase num grupo, e a segunda fase num outro grupo.

Apenas Inter, Grêmio e Coritiba, desta vez, foram as equipes de maior renome no cenário nacional que enfrentamos.

Teminamos em 43º de 62 equipes.

1979

Este campeonato tinha uma fórmula parecida com os de 1976 e 1977: grupos na primeira e segunda fase. Com a diferença de que só 43 clubes se classificariam para a segunda fase. Na segunda fase, sim, é que os clubes da “Elite”, entrariam no campeonato.

O ano de 1979, que alguns dizem que foi o nosso último ano na elite nos valeu jogar contra exatos 9 clubes, que faço questão de listar: Londrina (PR), Colorado (PR), Anapolina (GO), Joinville (SC), Juventude (RS), Sergipe (SE), Novo Hamburgo (RS), Goiânia (GO) e Confiança (ES).

Jogar apenas contra estes times acima, é participar da elite?

E ainda conseguimos ficar em último no grupo, sem uma única vitória. Ficamos em 90º de 94. Atrás de clubes extintos, ou que virariam amadores, como Operário (PR), Piauí (PI), Brasília (DF).


Nestas últimas 3 participações, o campeonato para nós foi algo meio parecido com a série C que disputamos em 98, onde participávamos de um grupo mais regionalizado, e depois iríamos avançando. Pena que não avançamos.



Depois desse resumo rápido da participação do Avaí no Campeonato Brasileiro, achei que haveria mais para falar sobre como isto não era nem série A, nem Elite. Mas acho que os fatos falam por si próprios. De qualquer forma, vou tentar rebater ainda mais tais afirmações.

A primeira delas é a mais fácil: O Avaí disputou a Série A. Isto não aconteceu de forma alguma, porque não havia o conceito, não havia a idéia de disputar uma divisão inferior e subir para a divisão principal. Em alguns breves momentos até chegou a se pensar assim, mas logo no ano seguinte tudo era invalidade por convites e mais convites e intervenções das federações locais.

A segunda premissa, de que o Avaí havia participado da Elite do futebol brasileiro, também não é muito difícil de refutar. Na definição do dicionário, elite é “A flor, a nata, o escol, o que há de melhor (numa sociedade)”. Não podemos dizer que nossas participações, jogando apenas contra alguns dos grandes clubes brasileiros, tenha sido a fina flor do futebol da época. Em 1979, por exemplo, os grandes clubes só entraram numa fase que o Avaí nem chegou a disputar.
Sei que não foi uma leitura saborosa, devido ao desempenho modesto do nosso clube. Mas este é o conceito de História, conhecer o passado para compreender o presente e construir o futuro. Tenho certeza que o verdadeiro Avaiano gosta de conhecer sua verdadeira história, seja ela qual for.

É isto então. Um pouco mais da história do Avaí para vocês. Mais um grande motivo para não se acreditar em tudo que ouvimos na TV e nos rádios, ou lemos nos jornais. E mais do que tudo. Mais um grande motivo para agradecer ao grupo do Acesso. Do Silas ao Pereirinha.
E claro, mais um motivo para lotarmos a Ressacada contra o Coxa e em todos os jogos.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -